quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Microsoft para robôs

A Microsoft lançou para o público, ontem, a versão 1.0 do software Microsoft Robotics Studio que, segundo a empresa, serve para programar todo tipo de robôs, de brinquedos a equipamentos industriais -- e que pesquisadores e apreciadores poderão obter de forma gratuita. As empresas que quiserem utilizar o sistema com fins comerciais terão que obter uma licença que custará a partir de US$ 399.

O Microsoft Robotics Studio traz um software de ambiente de execução, que pode rodar em uma série de hardwares, desde processadores de 8-bits até sistemas de múltiplos núcleos em 32-bits. Também inclui ferramentas de programação visual para criação e eliminação de falhas em aplicações.

As ferramentas incluem uma série de bibliotecas de software e serviços, mas a Microsoft está contanto com terceiros para ampliar a plataforma. Os programas podem ser desenvolvidos usando as linguagens dos produtos Visual Studio e Visual Studio Express (C# e Visual Basic .Net) bem como JScript e Iron Python.

Seu principal objetivo é atingir um mercado ainda minúsculo se comparado ao de computadores pessoais, mas que tende a crescer exponencialmente nos próximos anos.

Nenhum comentário: